quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ubuntu 11.10 X Windows 8


Há menos de 1 mês foi lançada a versão 11.10 do Linux Ubuntu e quase simultâneamente foi disponibilizada na internet uma versão do Windows 8 gratuita para download e instalação, que é a Windows 8 Develop Preview. Ambas têm pontos fortes e fracos e já testei as duas para que pudesse fazer uma análise do ponto de vista de um usuário comum.
Vamos à ela;
*UBUNTU 11.10*
Esse é o Linux Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Conserva a interface Unity adotada na versão anterior 11.04, o que não agradou aos usuários mais antigos acostumados à interface Gnome. Na minha modesta opinião, não vejo nada errado com essa interface, e acho ela até bem bacana e funcional. O gerenciador de emails padrão agora é o Thunderbird da Mozilla substituindo o Evolution, o que foi uma mudança muito positiva a meu ver, pois o primeiro é infinitamente melhor que o segundo.
Outra mudança positiva foi a troca da suíte de escritório padrão do Ubuntu que há muitos anos era a OpenOffice, que tinha muitos problemas de compatibilidade com a MS Office, pela excelente LibreOffice que é muito mais fácil de trabalhar e tem total compatibilidade com a suíte da Microsoft.
O navegador padrão continua o Firefox, e no resto continua praticamente o mesmo das outras versões
Interface Unity
Como eu já disse, está havendo uma grande resistência à nova interface do Ubuntu pelos usuários mais antigos que preferem a interface Gnome, e isso está se refletindo claramente no número de downloads do Ubuntu. Depois de muito tempo como sendo a versão Linux mais usada e baixada, agora perdeu o primeiro lugar para o Linux Mint, que também já testei e é um ótimo sistema operacional, estável, limpo e muito elegante.

*WINDOWS 8*
Foi lançada também em Outubro uma versão de testes do Windows 8. Trata-se da Windows 8 Developer Preview, e está disponível gratuitamente para os usuários mais afoitos terem uma idéia do que os aguarda após o lançamento oficial, e também lembrando que essa versão é compatível com todos programas para o Windows 7.
Logo de cara dei de frente com uma coincidência incrível em relação à mudança de interface. Assim como o Ubuntu, a versão do Windows 8 teve a sua interface completamente modificada, e agora usa um visual chamado Metro UI, e pelo que testei também vai causar uma grande resistência aos usuários. A interface Metro UI é totalmente diferente de tudo que o Windows teve até agora, e eu levei um tempo considerável pra dominá-la satisfatoriamente. E considerando que sou um usuário médio e tive dificuldades, imagine um iniciante diante dessa novidade?
Interface Metro UI
Excetuando alguns recursos visuais de menu na área de trabalho, o Windows 8 é bem parecido com o Win7, e não tem maiores novidades.
Havemos de considerar que é uma versão de testes, e muita coisa pode e com certeza vai ser modificada até à versão oficial ser lançada, mas não acho que haverá mudanças radicais.
Um ponto forte desse sistema é a sua capacidade de economizar recursos e energia. A Microsoft garante que ele será capaz de rodar em PCs com configurações bem modestas. E quanto ao consumo de energia, diz-se que ele está otimizado com programas inteligentes para economizar o máximo de energia, o que o torna ideal para dispositivos portáteis.
Na minha opinião a Microsoft não deve ter grandes expectativas quanto ao Windows 8, pois vai ter muita rejeição com essa interface nova. Também pelo sucesso do Windows Seven, que vai segurar os usuários com ele, pois se trata do melhor sistema operacional que já usei até hoje.
Hélio Godoy recomenda qualquer versão do Windows Seven
O Windows 8 certamente não vai repetir o fiasco do Vista, nem vai reinar absoluto por mais de uma década como o XP, e tampouco causar uma correria dos usuários Win7 para atualizar pro Win8. É isso o que eu acho.

Saúde e paz e até a próxima







quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aumentando a Vida ùtil do Notebook

*Olá pessoal, hoje resolvi dar umas dicas de como aumentar a vida útil do notebook com dicas de uso e de atualizações.
Se pesquisar na internet, alguns “entendidos” vão citar que a vida útil de um notebook é de 2 anos. Só se for na França ou na Suécia!
Levando-se em conta o perfil do usuário brasileiro atualmente, e o poder aquisitivo da grande maioria, aqui no Brasil ele tem de durar muito mais do que isso concorda?
Este é o objetivo desse artigo. Vamos às dicas;

O principal fator que pode determinar a vida útil de um notebook tem haver com a sua temperatura de trabalho. Quanto mais abaixo do limite de temperatura o aparelho trabalhar, melhor. E a sua boa saúde depende principalmente desse fator.
Você pode pesquisar na internet se quiser, qual o limite de temperatura do seu notebook, mas dos modelos que pesquisei todos ficaram com o limite máximo entre 95º e 100º Celsius. Não devemos levar em consideração ao pé da letra essas informações, pois a essas temperaturas ele já estará fritando a sua perna ou começando a derreter o plástico da carcaça.
Mas também não podemos descartá-las, pois são indicações dos fabricantes. Então um jeito seguro de lidar com essas informações é subtrair 30% do limite informado e aí teremos uma boa margem de segurança pra aumentar a saúde e a vida útil do gadjet.
Exemplo: O limite do meu notebook é 100º celsius – 30%=  70º celsius é o limite da temperatura para trabalhar com segurança e manter a saúde do  meu processador.
Para monitorar com segurança a temperatura do seu notebook, use o excelente programa HWMonitor. Depois de baixado, execute o  HWMonitor. Pode baixar o programa nesse link:
http://www.baixaki.com.br/download/hwmonitor.htm 


 Minimize ele na barra de tarefas. Abra os aplicativos que está acostumado a usar no dia a dia e depois de mais ou menos meia hora, abra o programa pra checar as temperaturas registradas. Esse é o link pra baixar o programa.
Em geral até 65º C não há motivos para alarme e seu note está com uma boa saúde. Em 70º C ou mais já existe motivo de preocupação, e é bom procurar um técnico ou adquirir uma fan para notebooks que é uma plataforma de apoio equipada com cooler de ventilação para complementar o cooler interno e resfriar mais o aparelho.
Se persistir o super aquecimento procure um técnico.
Tem algumas dicas que ajudam manter a temperatura aceitável:
*Não usar o notebook sobre apoios macios(camas, sofás) Isso atrapalha a circulação do ar e a dissipação do calor. Se tiver de fazê-lo, apóie sobre uma base dura.
*Evite usar em temperaturas acima de 28º C ou em ambientes sem nenhuma ventilação.
*Não deixe nenhum objeto obstruindo a gradinha de dissipação de calor que fica na lateral ou atrás do notebook.
*Não deixar o notebook ligado e sem uso por várias horas.
*Recpomendável uma vez por ano, abrir a tampa traseira e fazer uma limpeza com pincel ou jato de ar.

Outras dicas gerais pra aumentar a vida útil do notebook:
*Nunca apóie nenhum peso sobre o notebook, que isso pode danificar permanentemente o monitor.

*Não deixe o monitor ligado muito tempo parado numa imagem, pois isso pode, e vai ocasionar a morte dos pontos de resolução (dead pixels), e vai deixar marcas definitivas no monitor. 

*Sempre que não estiver usando por um tempo, desligue a tela, ou deixe o sistema em modo de espera ou hibernação

     *Sempre que puder, use o notebook conectado à uma tomada. Isso vai aumentar bastante a vida útil da sua bateria, e mantê-la sempre carregada quando você precisar de verdade.

     * Quando a bateria do notebook começar a se comportar diferente do normal, como se esgotando muito rápido, ou por exemplo, apresentar 90% da carga quando se liga, mesmo que tenha sido desligado com 100%, isso pode querer dizer que as células da bateria estão descalibradas, e pra fazer isso, é necessário fazer a calibração da bateria. Recomendo esse site que foi o melhor tutorial que encontrei. É só clicar ni link abaixo:
http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook


Também é possível atualizar o notebook adicionando ou trocando componentes, desde que sejam compatíveis com a sua placa mãe.

*A unidade de disco DVD/CD é um dos primeiros componentes a dar problemas pois se for muito solicitado, tem a vida útil relativamente curta. A sua troca é relativamente simples e pode ser efetuada até por leigos. Se não se sente seguro pra fazer procure um técnico de confiança.
No Mercado Livre encontra preços bem abaixo do mercado comum, e muitos com nota fiscal e garantia. O principal cuidado é adquirir um produto eu seja compatível com seu notebook. Faça quantas perguntas achar necessárias ao vendedor pra fazer uma compra segura.

*Outro componente de fácil instalação pra melhorar o desempenho e dar uma boa atualizada no aparelho é a memória RAM. Também acha no ML por ótimos preços e compatíveis com todas as placas mãe.

*Da atualização do processador não vou entrar em detalhes, pois geralmente os processadores que já vem instalados no notebook foram escolhidos exatamente para aquele modelo de notebook, e a sua atualização ou troca, pede a orientação de um técnico ok?
Estou postando um link pra quem quer aprender aprender a trocar componentes e peças do notebook. É muito simples e o professor Leandro Ramos é bem claro nas suas vídeo aulas. Entre nesse link:

Depois de aberto o site, clique lá em cima em Vídeo Aula.
Na página que abrir, clique em Hardware.
Lá vai encontrar diversas aulas em vídeos e vai ver como é simples instalar ou substituir algumas peças do notebook.
Espero ter ajudado alguém de alguma forma.

Um grande abraço, saúde e paz à todos!







sexta-feira, 1 de julho de 2011

O que se deve saber ao comprar um PC novo.

A maioria das pessoas ficam meio perdidas quando resolvem comprar um PC ou notebook novo, ou trocar o seu aparelho. Não sabem ou não sentem segurança de estar levando um aparelho satisfatório pelo preço que está sendo pago. As dúvidas são muitas quando se pensa; Quais as melhores configurações? O que devo levar em conta na hora de comprar?
Foi pra ajudar nessa hora de muita insegurança que vou dar dicas sobre o que procurar ao comprar um aparelho novo. Vou me basear num usuário comum, que usa o PC para navegar na internet, usar suítes de escritório, fazer downloads, gerenciar multimídias e jogar games comuns. Às vezes compensa fazer um upgrade e instalar componentes no PC que voce já tem, sem precisar comprar outro. Mas isso depende se sua placa mãe suporta os hardwares mais modernos e potentes. Por isso, vou me abster de entrar em detalhes nesse ponto.
A primeira coisa que devemos observar é qual o processador da máquina que estamos interessados. Ele é o coração do PC, e é quem realiza todas as operações com a ajuda dos outros componentes, e do Sistema Operacional.

Devemos atentar para a sua velocidade de clock(processamento) e para sua memória cachê.
Um processador com dois núcleos, com 2 Ghz de velocidade clock e uma memória cachê de 512 tá de bom tamanho pra um usuário comum. Se puder comprar um AMD, ou um Intel dual core, i3, i5 ou um i7, vá em frente. Esses números revelam quantos núcleos de processamento ele tem.
Preste atenção na memória cachê pois um procesador com uma boa velocidade, mas pouca memória cachê é a mesma coisa que colocar gasolina azul num fiat 147. Digamos que um procesador de 3,5 Ghz de clock e 256 kb de cachê anda menos que um 2 Ghz com 1 MB de cachê. Os mais conhecidos e melhores são o AMD e o Intel.

Segunda configuração a ser conferida é a memória RAM.

Existem várias frequências de memórias RAM, mas hoje a mais usada em PCs é a  DDR2, portanto atualmente escolha pelo menos com 2GB de RAM. Menos que isso, seu PC vai até funcionar, mas daqui a uns seis meses, já vai começar a ficar lento com a constante atualização dos programas que usamos no dia a dia que exigem cada vez mais uma potência maior da máquina. Portanto, pra ficar seguro, procure pelo menos 2 GB de RAM ok?

A placa de vídeo é outro compenente importante. A não ser que voce seja um gamemaníaco, a maioria dos PCs novos já vem com uma boa placa de vídeo, mas a melhores são as da NVIDIA e da AMD.

Uma placa de vídeo fraca, vai causar decepções na hora de assistir um vídeo, jogar, e até mesmo navegar na internet, e muitos recursos visuais dos Sistenas Operacionais mais modernos como o Windows 7, o Linux Ubuntu 11.04 eo Mac OS X Lion, não vão funcionar, ou vão ficar limitadíssimos.

O último que eu acho essencial a verificação é o HD.

A escolha da sua capacidade depende muito do uso que vai ser feito do computador. Se voce não pensa em fazer do seu HD  uma videoteca de filmes longa metragem, eu penso que de 320 a 500GB de capacidade está de ótimo tamanho. Na minha opinião, HDs de 1 TB ou mais, vão se tornar supérfluos em pouco tempo, pelo menos para o usuário doméstico. A virtualização de dados e os HDs on line, estão ganhando espaço a cada dia, e o armazenamento de arquivos nas nuvens(On line), está cada vez mais popular, como já disse no meu outro Blog à um ano atrás. www.heliogodoy.zip.net Minhas previsões não falham, pois como bom aquarino, enxergo bem lá na frente.

CONCLUSÃO
A principal dica na compra de um PC novo é reparar se pelo menos esses 4 componentes são satisfatórios, e tem capacidade de interagir entre si de maneira a aproveitar bem todos os recursos disponíveis Já vi muitos anúncios de PCs muito baratos com bastante memória RAM e muita capacidade de HD, e que chamam tanta atenção, que o comprador esquece de verificar o processador, que nesses casos costuma ser bem fraquinho, e vice e versa Por isso é que temos de ver se todos os componentes principais são bons, pois um depende completamente do outro.

Tentei ser o mais explícito possível e espero ter ajudado na sua próxima compra de PC.
Um abraço do Godoy e aguardem a próxima postagem!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Otimizar Inicialização do PC

Olá, saudações! Seu PC anda feito uma carroça pra inicializar? Demora vários minutos pra ficar pronto para o uso? E quando você está com pressa de ligar? Aaarrre!
Isso é muito comum, e nem todos sabem o motivo. Independente do tempo de uso do PC ou da versão do windows que voce usa(XP, Vista, ou Seven), quase todo programa que voce instala e também alguns que já vem com o windows, são configurados pra iniciar junto com o sistema, e é isso que causa tamanha lentidão.
Como já disse, isso acontece porque muitos softwares que voce não vê e nem usa na maioria das vezes, estão iniciando junto com o windows, e isso torna a inicialização do sistema extremamente lenta.
Existem algumas maneiras de desabilitar esses programas para não iniciarem com o windows e tornar o ato de ligar o PC numa tarefa bem mais rápida.
Mas como esse blog é pra facilitar a vida de todos e não ficar dando explicações muito técnicas só para usuários avançados, vou dar a dica de um programa que faz toda essa tarefa pra você e ainda dá até pra voce monitorar a melhora do desempenho do PC.

Esse programa se chama Soluto e é extremamente fácil de usar. É só clicar no link que vou passar que vai para a página de download do programa onde tem todas as informações sobre o funcionamento, o download, e como operar o programa, e eu garanto que é tudo muito simples. Clique em Soluto logo abaixo;


Garanto que esse software vai tornar o ato de ligar o seu PC numa tarefa bem menos penosa.
Use com moderação e good Luck!

Lançamento do Ubuntu 11.04

No último dia 28 a Canonical, empresa responsável pela manutenção do Linux Ubuntu, sistema criado pelo sul africano Mark Shuttelton, lançou a última versão desse ótimo sistema. Trata-se da versão 11.04 Natty Narval, que superou todas as expectativas.

Além de ser um belo sistema, seus aplicativos aumentaram e ficaram mais fáceis de manipular. Sua suíte de escritório agora, substituindo o sofrível OpenOffice, é a BrOffice que é muito mais completa a compatível com quase todos os formatos.
Reconhece todos os hardwares e dispositivos conectados nele e sozinho baixa os drivers necessários e os instala.
É realmente surpreendente. Já o tenho instalado em dual boot com o Windows Seven, e não consigo mais ficar sem nenhum dos dois.
A Microsoft tem que deixar as barbas de molho, pois o número de adeptos dessa versão do Linux está aumentando considerávelmente.
Isso se deve à facilidade de manejo que aumenta a cada versão lançada, e tambem à beleza desse sistema. E lógico, também por se tratar de um software livre e grátis, enquanto o último windows está com um preço bem salgado.
Essa é apenas uma postagem de abertura e em breve postarei preciosas dicas sobre tudo relacionado à informática ok?
Até breve!