quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ubuntu 11.10 X Windows 8


Há menos de 1 mês foi lançada a versão 11.10 do Linux Ubuntu e quase simultâneamente foi disponibilizada na internet uma versão do Windows 8 gratuita para download e instalação, que é a Windows 8 Develop Preview. Ambas têm pontos fortes e fracos e já testei as duas para que pudesse fazer uma análise do ponto de vista de um usuário comum.
Vamos à ela;
*UBUNTU 11.10*
Esse é o Linux Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Conserva a interface Unity adotada na versão anterior 11.04, o que não agradou aos usuários mais antigos acostumados à interface Gnome. Na minha modesta opinião, não vejo nada errado com essa interface, e acho ela até bem bacana e funcional. O gerenciador de emails padrão agora é o Thunderbird da Mozilla substituindo o Evolution, o que foi uma mudança muito positiva a meu ver, pois o primeiro é infinitamente melhor que o segundo.
Outra mudança positiva foi a troca da suíte de escritório padrão do Ubuntu que há muitos anos era a OpenOffice, que tinha muitos problemas de compatibilidade com a MS Office, pela excelente LibreOffice que é muito mais fácil de trabalhar e tem total compatibilidade com a suíte da Microsoft.
O navegador padrão continua o Firefox, e no resto continua praticamente o mesmo das outras versões
Interface Unity
Como eu já disse, está havendo uma grande resistência à nova interface do Ubuntu pelos usuários mais antigos que preferem a interface Gnome, e isso está se refletindo claramente no número de downloads do Ubuntu. Depois de muito tempo como sendo a versão Linux mais usada e baixada, agora perdeu o primeiro lugar para o Linux Mint, que também já testei e é um ótimo sistema operacional, estável, limpo e muito elegante.

*WINDOWS 8*
Foi lançada também em Outubro uma versão de testes do Windows 8. Trata-se da Windows 8 Developer Preview, e está disponível gratuitamente para os usuários mais afoitos terem uma idéia do que os aguarda após o lançamento oficial, e também lembrando que essa versão é compatível com todos programas para o Windows 7.
Logo de cara dei de frente com uma coincidência incrível em relação à mudança de interface. Assim como o Ubuntu, a versão do Windows 8 teve a sua interface completamente modificada, e agora usa um visual chamado Metro UI, e pelo que testei também vai causar uma grande resistência aos usuários. A interface Metro UI é totalmente diferente de tudo que o Windows teve até agora, e eu levei um tempo considerável pra dominá-la satisfatoriamente. E considerando que sou um usuário médio e tive dificuldades, imagine um iniciante diante dessa novidade?
Interface Metro UI
Excetuando alguns recursos visuais de menu na área de trabalho, o Windows 8 é bem parecido com o Win7, e não tem maiores novidades.
Havemos de considerar que é uma versão de testes, e muita coisa pode e com certeza vai ser modificada até à versão oficial ser lançada, mas não acho que haverá mudanças radicais.
Um ponto forte desse sistema é a sua capacidade de economizar recursos e energia. A Microsoft garante que ele será capaz de rodar em PCs com configurações bem modestas. E quanto ao consumo de energia, diz-se que ele está otimizado com programas inteligentes para economizar o máximo de energia, o que o torna ideal para dispositivos portáteis.
Na minha opinião a Microsoft não deve ter grandes expectativas quanto ao Windows 8, pois vai ter muita rejeição com essa interface nova. Também pelo sucesso do Windows Seven, que vai segurar os usuários com ele, pois se trata do melhor sistema operacional que já usei até hoje.
Hélio Godoy recomenda qualquer versão do Windows Seven
O Windows 8 certamente não vai repetir o fiasco do Vista, nem vai reinar absoluto por mais de uma década como o XP, e tampouco causar uma correria dos usuários Win7 para atualizar pro Win8. É isso o que eu acho.

Saúde e paz e até a próxima