quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dias de Puro Encantamento



Há muito tempo atrás, quando tinha uns 17 ou 18 anos, no começo dos anos 80, de vez em quando eu e uns amigos, no período das férias, íamos ficar acampados na Represa do Funil e pescando por vários dias. Naquela época só havia uma ou outra fazenda antiga e muito distante uma da outra, e na maioria dos locais, a gente ficava e se sentia completamente isolados, e era uma sensação muito agradável. Nesse tempo havia em pontos estratégicos de pesca, alguns barracos feitos pelos pescadores que eram simplesmente uma estrutura de paus de eucalipto com cobertura de sapê, e totalmente destituída de paredes, e a única coisa que havia embaixo desse telheiro de mato era um fogão de lenha bem rústico também mas bastante funcional. Conheci e fiquei em pelo menos dois desses barracos.


Ficávamos em média uns 3 dias pescando e vivendo como índios nesse paraíso. A maioria como eu ficava o dia todo só de cuecas ou sunga de banho, e era exatamente como índios que nos sentíamos. A gente levava o básico do básico pra essas incursões; Arroz, macarrão, batatas, óleo, sal e duas panelas velhas, que na maioria das vezes, deixávamos no rancho pra que outros usassem. A pesca era farta e graúda, e passávamos o dia pescando e explorando os arredores do acampamento. Antes de escurecer, reuníamos mais lenha para cozinhar e para a fogueira que ardia toda noite a alguns metros do acampamento, e às vezes, diante dessa fogueira onde as mentiras de pescadores eram contadas à noite na sua mais pura essência e sem nenhum pudor, é que surgiam brotando da escuridão da noite, personagens inesquecíveis. O que eu mais gostava, e que aparecia sem a gente esperar e dava cada baita susto na gente, era o falecido caboclo João Mineiro, o Psicodélico. Trabalhava numa fazenda e sua tapera onde morava sozinho e Deus, não era muito longe de um dos barracos. Apesar de falar muito enrolado e a gente só entender a última palavra de cada frase que ele dizia, a gente se comunicava muito bem, tanto no mato como quando ele ia na cidade. Sempre levava um leite de curral, algumas verduras, e até um feijão novo ajudando a variar o nosso cardápio de arroz,batata e peixe. E claro, solicitava um gole da marvada, que ele sabia que não faltava no acampamento.
Nesses dias tudo era mágico, fatos corriqueiros que não damos a menor bola no nosso dia a dia, como o amanhecer, o pôr do sol, a noite coalhada de estrelas, tudo isso ganhava tonalidades de um encanto impossível de descrever com palavras. A sensação de isolamento e liberdade eram incríveis. Esses dias jamais sairão da minha lembrança!
Há algum tempo atrás, eu estive praquelas bandas acompanhando um amigo à trabalho e fiquei surpreso com o que vi. Aqueles ermos solitários e tão bonitos estavam repletos de sítios, fazendas, e incontáveis malocas de pescadores. O lugar perdeu todo o seu encanto agreste e bucólico. Uma pena...! Mas o mundo é assim!

Um grande abraço a todos e principalmente aos meus companheiros nessas aventuras; Zé Ricardo, Barata, Dragão, Bico Branco, Pipinha, Robertinho e os que já estão com Deus, Waldyr Monstro e Oswaldinho.
 

 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Antes do Big Bang



A ciência nos ensina e nos prova que o Universo se criou com uma grande explosão no cosmo há 13,7 bilhões de anos, o Big Bang. Mas o que havia antes??? O grande físico Lawrence Krauss explica que, com base nos conhecimentos de ponta atuais, é plausível imaginar a hipótese de que o Universo tenha surgido a partir do nada. E a partir do nada, o Universo teria evoluído por meio de processos naturais que levaram à formação de átomos, moléculas, estrelas, planetas e galáxias.

Como assim surgiu do nada??? Nosso Universo tem todas as características de um universo criado a partir do nada. É surpreendente, mas uma das descobertas mais notáveis da astrofísica moderna é que o vácuo espacial não é vazio. O vácuo pode ser inteiramente vazio de matéria, mas não de energia. Se pudéssemos observar o vácuo em dimensões infinitamente pequenas, em lapsos de tempo infinitamente curtos, veríamos que o vácuo é tudo, menos estático, e que nele partículas pipocam a partir do nada e desaparecem instantaneamente. Em determinadas condições entretanto, essas partículas virtuais não precisariam necessariamente desaparecer. Elas poderiam não só continuar existindo, como se multiplicar, dando origem a um Big Bang e a um novo universo em expansão. A evidência de que isso pode ter sido realmente o caso da origem do nosso Universo é um feito notável.
Mas com certeza isso não aconteceu apenas uma vez, e esse pipocar de partículas com certeza criou outros Universos. Tudo leva a crer nisso e podemos viver na verdade num Multiverso, e o nosso Universo pode ser um entre infinitos outros de um Multiverso que é eterno e infinito, e eu creio muito nisso.
Já está provado cientificamente que o Universo se encontra em expansão, decorrente do Big Bang há quase 14 bilhões de anos atrás. Mas se ele continuar se expandindo, num momento tudo vai desaparecer e virar o nada novamente. Algumas pessoas quando sabem disso, começam a achar a vida sem sentido e ficam até deprimidas. Mas eu não! Acho que a vida não precisa ter nenhum sentido, a não ser aquele que damos à ela. Na verdade eu acho tudo isso muito revigorante, justamente porque a vida terrena é efêmera, e todos nós devamos tirar o máximo proveito dessa breve passagem que desfrutamos sob o Sol. Devemos aproveitar ao máximo o fato de evoluirmos com uma consciência que nos possibilita apreciar a beleza do cosmos, ao mesmo tempo que tentamos melhorar a vida na Terra.
O nosso Universo é muito antigo. Todas as evidências de que um dia há 13,7 bilhões de anos atrás aconteceu um Big Bang ainda podem ser vistas por meio de observatórios astronômicos. Através da observação por eles, se verifica que as galáxias estão se afastando cada vez mais rápido umas das outras, e no futuro, estarão tão longe da nossa Via Láctea que não poderão mais ser observadas. Elas desaparecerão no breu cósmico. Pra um bom entendimento, será como se nunca tivessem existido. Uma civilização que viva num planeta da Via Láctea naquele futuro jamais saberá como o Universo surgiu! Acho tudo isso fascinante!
Espero que tenham gostado! Pesquisei muito pra escrever isso e fiz um resumo de tudo que eu li e achei pertinente.

Saúde e paz, e um grande abraço do Hélio Godoy!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Linux no Notebook


Apesar de sempre ter ouvido falar do Sistema Operacional Linux, foi de uns 5 anos pra cá que eu comecei a pesquisar e testar diversas versões no desktop, sempre em busca do Linux perfeito pra mim. Mas só há uns seis meses que eu resolvi instalar um sistema operacional Linux no meu notebook. Apesar de achar o Windows 7 um sistema fantástico(uso no desktop), a filosofia do Linux sempre chamou minha atenção, com sua filosofia de software de código livre e para todos.
Comecei testando a distro Ubuntu que é a mais indicada para iniciantes, e que já havia experimentado num antigo Desktop.
Testei várias versões, da 9.04 até a 11.10 que é a mais recente num desktop mais moderno.
Quando comecei as experiências em notebook algumas simplesmente nem carregaram em live cd, e outras consegui abrir e testar.  Entre elas, o Linux Mint 11 e 12, Big Linux, Puppy Linux(versão minimalista) e Mandriva 2011, sendo que essa última versão, é  considerada  por muitos usuários de notebook, a melhor para portáteis. Depois de testar muitas versões, resolvi instalar definitivamente no notebook a versão Linux Mint 11 que foi a que se portou de maneira mais estável e eficiente.
Porém, quando já havia instalado essa versão, 2 dias depois descobri a LMDE, que quer dizer Linux Mint Debian Edition.
Sendo que o Mint sempre foi baseado no Ubuntu, essa versão por sua vez, é baseada no Debian. Isso a torna mais rápida e estável que as outras derivadas do Ubuntu. E mais uma coisa, é uma versão rolling release, ou seja, ela não precisa ser reinstalada do zero com CD/DVD a cada nova versão de 6 em 6 meses. Ela mesmo se atualiza automaticamente.
Diante de tantos comentários positivos dos usuários entendidos, resolvi baixar, gravar o DVD(1,2GB), e rodar em live dvd pra testar a versão Linux Mint Debian Edition.
Gostei muito e acabei instalando no HD e estou usando já há alguns dias, e o que eu posso dizer é que nunca senti tanta segurança em utilizar uma distro Linux quanto agora. Por mais que o Ubuntu seja fácil e estável, sempre acontecia alguma coisa pra queimar a mufa da gente, mas mesmo num notebook positivo com a m*#+! do chipset Sys Mirage 671 que é uma bomba, o LMDE reconheceu de cara todos os hardwares do note e logo após a instalação estava tudo funcionando perfeitamente, inclusive as ferramentas de notebook, como rede wireless e um ótimo monitor de bateria. O vídeo SYS 671/672 que é uma luta pra achar driver para Linux, já entrou direto configurado com a resolução máxima. Outro ponto positivo do LMDE, é o consumo de energia bem abaixo do Windows 7 e do Linux Ubuntu, sendo que o teste que fiz usando só a bateria, ela durou pelo menos 30% a mais. A elegância e a praticidade do Linux Mint aliadas à leveza, estabilidade e rapidez do Debian foi realmente uma grande sacada.
Na verdade, os projetores de notebooks enfrentam um desafio muito grande para integrar todos os hardwares de um desktop num espaço muito limitado e pequeno, e por isso, não é nada fácil achar uma distro Linux que se adapte 100% num portátil, mesmo porque existem centenas de versões Linux.
Conlusão: Se você achou uma distro que está rodando sem problemas e atendendo todas as suas necessidades, pode estar certo que sua busca terminou. Fique com ela e se aprimore cada vez mais, pois é muito improvável, ou pelo menos muito difícil voce achar outra versão Linux que se enquadre melhor na sua máquina
Ainda pode ser cedo pra afirmar, mas pelo menos para notebooks sinto que a achei a versão perfeita para o meu caso.
Pra mim dificilmente vai haver uma distro Linux mais estável e completa como essa.

Agora sou livre!! Agora sou Linux!!
Qualquer mudança, atualizarei esse post!
Um grande abraço do Godoy!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ubuntu 11.10 X Windows 8


Há menos de 1 mês foi lançada a versão 11.10 do Linux Ubuntu e quase simultâneamente foi disponibilizada na internet uma versão do Windows 8 gratuita para download e instalação, que é a Windows 8 Develop Preview. Ambas têm pontos fortes e fracos e já testei as duas para que pudesse fazer uma análise do ponto de vista de um usuário comum.
Vamos à ela;
*UBUNTU 11.10*
Esse é o Linux Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Conserva a interface Unity adotada na versão anterior 11.04, o que não agradou aos usuários mais antigos acostumados à interface Gnome. Na minha modesta opinião, não vejo nada errado com essa interface, e acho ela até bem bacana e funcional. O gerenciador de emails padrão agora é o Thunderbird da Mozilla substituindo o Evolution, o que foi uma mudança muito positiva a meu ver, pois o primeiro é infinitamente melhor que o segundo.
Outra mudança positiva foi a troca da suíte de escritório padrão do Ubuntu que há muitos anos era a OpenOffice, que tinha muitos problemas de compatibilidade com a MS Office, pela excelente LibreOffice que é muito mais fácil de trabalhar e tem total compatibilidade com a suíte da Microsoft.
O navegador padrão continua o Firefox, e no resto continua praticamente o mesmo das outras versões
Interface Unity
Como eu já disse, está havendo uma grande resistência à nova interface do Ubuntu pelos usuários mais antigos que preferem a interface Gnome, e isso está se refletindo claramente no número de downloads do Ubuntu. Depois de muito tempo como sendo a versão Linux mais usada e baixada, agora perdeu o primeiro lugar para o Linux Mint, que também já testei e é um ótimo sistema operacional, estável, limpo e muito elegante.

*WINDOWS 8*
Foi lançada também em Outubro uma versão de testes do Windows 8. Trata-se da Windows 8 Developer Preview, e está disponível gratuitamente para os usuários mais afoitos terem uma idéia do que os aguarda após o lançamento oficial, e também lembrando que essa versão é compatível com todos programas para o Windows 7.
Logo de cara dei de frente com uma coincidência incrível em relação à mudança de interface. Assim como o Ubuntu, a versão do Windows 8 teve a sua interface completamente modificada, e agora usa um visual chamado Metro UI, e pelo que testei também vai causar uma grande resistência aos usuários. A interface Metro UI é totalmente diferente de tudo que o Windows teve até agora, e eu levei um tempo considerável pra dominá-la satisfatoriamente. E considerando que sou um usuário médio e tive dificuldades, imagine um iniciante diante dessa novidade?
Interface Metro UI
Excetuando alguns recursos visuais de menu na área de trabalho, o Windows 8 é bem parecido com o Win7, e não tem maiores novidades.
Havemos de considerar que é uma versão de testes, e muita coisa pode e com certeza vai ser modificada até à versão oficial ser lançada, mas não acho que haverá mudanças radicais.
Um ponto forte desse sistema é a sua capacidade de economizar recursos e energia. A Microsoft garante que ele será capaz de rodar em PCs com configurações bem modestas. E quanto ao consumo de energia, diz-se que ele está otimizado com programas inteligentes para economizar o máximo de energia, o que o torna ideal para dispositivos portáteis.
Na minha opinião a Microsoft não deve ter grandes expectativas quanto ao Windows 8, pois vai ter muita rejeição com essa interface nova. Também pelo sucesso do Windows Seven, que vai segurar os usuários com ele, pois se trata do melhor sistema operacional que já usei até hoje.
Hélio Godoy recomenda qualquer versão do Windows Seven
O Windows 8 certamente não vai repetir o fiasco do Vista, nem vai reinar absoluto por mais de uma década como o XP, e tampouco causar uma correria dos usuários Win7 para atualizar pro Win8. É isso o que eu acho.

Saúde e paz e até a próxima







quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aumentando a Vida ùtil do Notebook

*Olá pessoal, hoje resolvi dar umas dicas de como aumentar a vida útil do notebook com dicas de uso e de atualizações.
Se pesquisar na internet, alguns “entendidos” vão citar que a vida útil de um notebook é de 2 anos. Só se for na França ou na Suécia!
Levando-se em conta o perfil do usuário brasileiro atualmente, e o poder aquisitivo da grande maioria, aqui no Brasil ele tem de durar muito mais do que isso concorda?
Este é o objetivo desse artigo. Vamos às dicas;

O principal fator que pode determinar a vida útil de um notebook tem haver com a sua temperatura de trabalho. Quanto mais abaixo do limite de temperatura o aparelho trabalhar, melhor. E a sua boa saúde depende principalmente desse fator.
Você pode pesquisar na internet se quiser, qual o limite de temperatura do seu notebook, mas dos modelos que pesquisei todos ficaram com o limite máximo entre 95º e 100º Celsius. Não devemos levar em consideração ao pé da letra essas informações, pois a essas temperaturas ele já estará fritando a sua perna ou começando a derreter o plástico da carcaça.
Mas também não podemos descartá-las, pois são indicações dos fabricantes. Então um jeito seguro de lidar com essas informações é subtrair 30% do limite informado e aí teremos uma boa margem de segurança pra aumentar a saúde e a vida útil do gadjet.
Exemplo: O limite do meu notebook é 100º celsius – 30%=  70º celsius é o limite da temperatura para trabalhar com segurança e manter a saúde do  meu processador.
Para monitorar com segurança a temperatura do seu notebook, use o excelente programa HWMonitor. Depois de baixado, execute o  HWMonitor. Pode baixar o programa nesse link:
http://www.baixaki.com.br/download/hwmonitor.htm 


 Minimize ele na barra de tarefas. Abra os aplicativos que está acostumado a usar no dia a dia e depois de mais ou menos meia hora, abra o programa pra checar as temperaturas registradas. Esse é o link pra baixar o programa.
Em geral até 65º C não há motivos para alarme e seu note está com uma boa saúde. Em 70º C ou mais já existe motivo de preocupação, e é bom procurar um técnico ou adquirir uma fan para notebooks que é uma plataforma de apoio equipada com cooler de ventilação para complementar o cooler interno e resfriar mais o aparelho.
Se persistir o super aquecimento procure um técnico.
Tem algumas dicas que ajudam manter a temperatura aceitável:
*Não usar o notebook sobre apoios macios(camas, sofás) Isso atrapalha a circulação do ar e a dissipação do calor. Se tiver de fazê-lo, apóie sobre uma base dura.
*Evite usar em temperaturas acima de 28º C ou em ambientes sem nenhuma ventilação.
*Não deixe nenhum objeto obstruindo a gradinha de dissipação de calor que fica na lateral ou atrás do notebook.
*Não deixar o notebook ligado e sem uso por várias horas.
*Recpomendável uma vez por ano, abrir a tampa traseira e fazer uma limpeza com pincel ou jato de ar.

Outras dicas gerais pra aumentar a vida útil do notebook:
*Nunca apóie nenhum peso sobre o notebook, que isso pode danificar permanentemente o monitor.

*Não deixe o monitor ligado muito tempo parado numa imagem, pois isso pode, e vai ocasionar a morte dos pontos de resolução (dead pixels), e vai deixar marcas definitivas no monitor. 

*Sempre que não estiver usando por um tempo, desligue a tela, ou deixe o sistema em modo de espera ou hibernação

     *Sempre que puder, use o notebook conectado à uma tomada. Isso vai aumentar bastante a vida útil da sua bateria, e mantê-la sempre carregada quando você precisar de verdade.

     * Quando a bateria do notebook começar a se comportar diferente do normal, como se esgotando muito rápido, ou por exemplo, apresentar 90% da carga quando se liga, mesmo que tenha sido desligado com 100%, isso pode querer dizer que as células da bateria estão descalibradas, e pra fazer isso, é necessário fazer a calibração da bateria. Recomendo esse site que foi o melhor tutorial que encontrei. É só clicar ni link abaixo:
http://bbaterias.com.br/tutoriais/como-calibrar-a-bateria-para-notebook


Também é possível atualizar o notebook adicionando ou trocando componentes, desde que sejam compatíveis com a sua placa mãe.

*A unidade de disco DVD/CD é um dos primeiros componentes a dar problemas pois se for muito solicitado, tem a vida útil relativamente curta. A sua troca é relativamente simples e pode ser efetuada até por leigos. Se não se sente seguro pra fazer procure um técnico de confiança.
No Mercado Livre encontra preços bem abaixo do mercado comum, e muitos com nota fiscal e garantia. O principal cuidado é adquirir um produto eu seja compatível com seu notebook. Faça quantas perguntas achar necessárias ao vendedor pra fazer uma compra segura.

*Outro componente de fácil instalação pra melhorar o desempenho e dar uma boa atualizada no aparelho é a memória RAM. Também acha no ML por ótimos preços e compatíveis com todas as placas mãe.

*Da atualização do processador não vou entrar em detalhes, pois geralmente os processadores que já vem instalados no notebook foram escolhidos exatamente para aquele modelo de notebook, e a sua atualização ou troca, pede a orientação de um técnico ok?
Estou postando um link pra quem quer aprender aprender a trocar componentes e peças do notebook. É muito simples e o professor Leandro Ramos é bem claro nas suas vídeo aulas. Entre nesse link:

Depois de aberto o site, clique lá em cima em Vídeo Aula.
Na página que abrir, clique em Hardware.
Lá vai encontrar diversas aulas em vídeos e vai ver como é simples instalar ou substituir algumas peças do notebook.
Espero ter ajudado alguém de alguma forma.

Um grande abraço, saúde e paz à todos!







sexta-feira, 1 de julho de 2011

O que se deve saber ao comprar um PC novo.

A maioria das pessoas ficam meio perdidas quando resolvem comprar um PC ou notebook novo, ou trocar o seu aparelho. Não sabem ou não sentem segurança de estar levando um aparelho satisfatório pelo preço que está sendo pago. As dúvidas são muitas quando se pensa; Quais as melhores configurações? O que devo levar em conta na hora de comprar?
Foi pra ajudar nessa hora de muita insegurança que vou dar dicas sobre o que procurar ao comprar um aparelho novo. Vou me basear num usuário comum, que usa o PC para navegar na internet, usar suítes de escritório, fazer downloads, gerenciar multimídias e jogar games comuns. Às vezes compensa fazer um upgrade e instalar componentes no PC que voce já tem, sem precisar comprar outro. Mas isso depende se sua placa mãe suporta os hardwares mais modernos e potentes. Por isso, vou me abster de entrar em detalhes nesse ponto.
A primeira coisa que devemos observar é qual o processador da máquina que estamos interessados. Ele é o coração do PC, e é quem realiza todas as operações com a ajuda dos outros componentes, e do Sistema Operacional.

Devemos atentar para a sua velocidade de clock(processamento) e para sua memória cachê.
Um processador com dois núcleos, com 2 Ghz de velocidade clock e uma memória cachê de 512 tá de bom tamanho pra um usuário comum. Se puder comprar um AMD, ou um Intel dual core, i3, i5 ou um i7, vá em frente. Esses números revelam quantos núcleos de processamento ele tem.
Preste atenção na memória cachê pois um procesador com uma boa velocidade, mas pouca memória cachê é a mesma coisa que colocar gasolina azul num fiat 147. Digamos que um procesador de 3,5 Ghz de clock e 256 kb de cachê anda menos que um 2 Ghz com 1 MB de cachê. Os mais conhecidos e melhores são o AMD e o Intel.

Segunda configuração a ser conferida é a memória RAM.

Existem várias frequências de memórias RAM, mas hoje a mais usada em PCs é a  DDR2, portanto atualmente escolha pelo menos com 2GB de RAM. Menos que isso, seu PC vai até funcionar, mas daqui a uns seis meses, já vai começar a ficar lento com a constante atualização dos programas que usamos no dia a dia que exigem cada vez mais uma potência maior da máquina. Portanto, pra ficar seguro, procure pelo menos 2 GB de RAM ok?

A placa de vídeo é outro compenente importante. A não ser que voce seja um gamemaníaco, a maioria dos PCs novos já vem com uma boa placa de vídeo, mas a melhores são as da NVIDIA e da AMD.

Uma placa de vídeo fraca, vai causar decepções na hora de assistir um vídeo, jogar, e até mesmo navegar na internet, e muitos recursos visuais dos Sistenas Operacionais mais modernos como o Windows 7, o Linux Ubuntu 11.04 eo Mac OS X Lion, não vão funcionar, ou vão ficar limitadíssimos.

O último que eu acho essencial a verificação é o HD.

A escolha da sua capacidade depende muito do uso que vai ser feito do computador. Se voce não pensa em fazer do seu HD  uma videoteca de filmes longa metragem, eu penso que de 320 a 500GB de capacidade está de ótimo tamanho. Na minha opinião, HDs de 1 TB ou mais, vão se tornar supérfluos em pouco tempo, pelo menos para o usuário doméstico. A virtualização de dados e os HDs on line, estão ganhando espaço a cada dia, e o armazenamento de arquivos nas nuvens(On line), está cada vez mais popular, como já disse no meu outro Blog à um ano atrás. www.heliogodoy.zip.net Minhas previsões não falham, pois como bom aquarino, enxergo bem lá na frente.

CONCLUSÃO
A principal dica na compra de um PC novo é reparar se pelo menos esses 4 componentes são satisfatórios, e tem capacidade de interagir entre si de maneira a aproveitar bem todos os recursos disponíveis Já vi muitos anúncios de PCs muito baratos com bastante memória RAM e muita capacidade de HD, e que chamam tanta atenção, que o comprador esquece de verificar o processador, que nesses casos costuma ser bem fraquinho, e vice e versa Por isso é que temos de ver se todos os componentes principais são bons, pois um depende completamente do outro.

Tentei ser o mais explícito possível e espero ter ajudado na sua próxima compra de PC.
Um abraço do Godoy e aguardem a próxima postagem!